Mondo Paura - Um Blog para Cinéfilos Extremos de Marcelo Carrard


27/08/2010


PORTO DOS MORTOS no V CINEFANTASY

Um dos filmes mais aguardados, polêmicos e comentados dos ultimos anos no Brasil finalmente terá sua estréia, fora de competição, no V CINEFANTASY. Muito já se falou sobre esse filme, sobre suas mudanças, sobre seus realizadores, suas polêmicas entre tantas coisas. O mais importante de tudo é q agora o filme terá sua oportunidade de se encontrar com seu público e de forma adulta ser apreciado/criticado após sua exibição em uma tela de cinema. Quero muito ver essa sessão muito especial de PORTO DOS MORTOS que deve contar com a presença de seu Diretor.

Escrito por Marcelo Carrard às 14h27
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

SEDUZIDAS PELO DEMÔNIO

Como eu sempre digo, um dia os filmes q sonhamos em ver há muito tempo acabam nos encontrando...

Nessa madrugada pude ver o sensacional, bizarro e inacreditável filme do "Ed Wood" da Boca do Lixo: Raffaele Rossi, o sensacional: SEDUZIDAS PELO DEMÔNIO. Uma pérola Cult/Trash dos anos 70 que tenta mesclar o erotismo onipresente nas produções da Boca, com elementos de Horror. A trama gira em torno de um julgamento onde uma jovem é acusada de assassinato. Narrado em flash backs, o filme acaba mostrando a história do Dr Fábio e de seu filho adotivo q se revela possuído pelo "Coisa Ruim". Os efeitos especiais são muito toscos, assim como o roteiro, o figurino, os cenários, os atores, mas e daí? O filme é muito legal, muito legal mesmo. Tem macumba, um bizarro ritual satânico comandado por uma espécie de "Mãe da Tiazinha", assassinatos absurdos em sua encenação mambembe, o ator q interpreta o "encapetado" é péssimo, e isso é muito bom, muito divertido, as cenas de possessão são hilárias...

Mas nada supera o momento em que os pais do possuido relembram o passado quando viajaram para o sul, daí eles aparecem em uma carruagem onde do lado d fora as cenas são, se não me engano, de um filme do Jesus Franco, dando a impressão q eles estão no século XIX, muito engraçado. MAS, o momento mais "Black Metal" do filme é quando aparece em cena o nosso amado PADRE QUEVEDO !!! Sim ele mesmo... SENSACIONAl !!!

Foi muito legal poder ver esse filme e a cópia até q está muito boa, pena q não tenho DVD q grave, pois gostaria demais de uma cópia desse filme raro e muito especial.

Muito Obrigado Canal Brasil por embalar essa minha noite de insônia...

Escrito por Marcelo Carrard às 02h59
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

26/08/2010


Nesse fim de semana tem pré estréia do elogiadíssimo REC 2. Já deveria ter estreado faz tempo, mas, já é um milagre o filme estar programado para cinemas próximos, ou, no Centro de São Paulo...

Escrito por Marcelo Carrard às 23h27
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

25/08/2010


Oficinas Cinefantasy

 

OFICINA DE EFEITOS E MAQUIAGEM

Com Rodrigo Aragão

Oficina de três dias ministrada pelo diretor e especialista em efeitos especiais Rodrigo Aragão (Mangue Negro) em que será abordada a história dos efeitos em maquiagem, materiais, técnicas de maquiagem em duas dimensões, maquiagem em três dimensões, fabricação de sangue, modelagem de personagens e criação prática de personagens.

Vaga para 20 pessoas 

 

Datas e local: 3/09(14h-18h) , 4/09 e 5/09(10h-15h) na Biblioteca Viriato Corrêa.

Inscrições gratuitas: oficinas@cinefantasy.com.br

 

 

PALESTRA: CYBERPUNK JAPONÊS - TRANSFORMAÇÕES, TRANSMUTAÇÕES E TRANSUMANISMO

Com André Lapa

Objetivo: A exposição do gênero. Explicação em detalhe do movimento cinematográfico, com ênfase na história e desenvolvimento do movimento em contexto com o mercado cinematográfico, a condição social do Japão e movimentos artísticos emergentes da época. Discussão das principais características do gênero e o que fez do Cyberpunk Japonês um movimento único dentro do cinema Japonês e mundial. Exploração dos elementos e implicações filosóficas dos filmes e conscientização do público sobre não só a estética deste movimento cinematográfico singular, mas também seu valor teórico, social e histórico.

Encontro 1 - Definição do Gênero: As diferenças básicas do Cyberpunk Japonês em relação a seu semelhante ocidental e o que faz o gênero um movimento único e distinto; os trabalhos que influenciaram a criação do Cybepunk Japonês em literatura e manga; os primeiros experimentos.

Clipes: Blade Runner (Dir. Ridley Scott, 1982); Burst City (Dir. Sogo Ishii, 1982); The Phantom of Regular Size (Dir. Shinya Tsukamoto, 1986); Akira (Dir. Katsuhiro Ôtomo, 1988); Death Powder (Dir. Shigeru Izumiya, 1986)

Filme: Tetsuo 2: Bodyhammer (Dir. Shinya Tsukamoto, 1992)

 

Encontro 2 - Narrativa e Teoria: Técnicas cinematográficas, temas e imagens recorrentes; vertentes filosóficas: Pós-Modernismo e Transumanismo; a descoberta do Cyberpunk Japonês por cineastas Ocidentais e popularização do gênero.

Clipes: Tetsuo, the Iron Man (Dir. Shinya Tsukamoto, 1989), Rubber's Lover's (Dir. Shozin Fukui, 1996)

Filme: 964 Pinocchio (Dir. Shozin Fukui, 1991)

 

Encontro 3 - Expansão e Estagnação: Novos filmes, dificuldades financeiras e a diversificação do gênero: Splatterpunk, Pinku and Anime; novas tentativas de comercialização; prospectos para o futuro do gênero.

Clipes: I.K.U. (Dir. Shu Lea Cheang); Ghost in the Shell (Dir. Mamoru Oshii, 1995); Tokyo Gore Polie (Dir. Yoshihiro Nishimura, 2008); Tetsuo: The Bulletman (Dir. Shinya Tsukamoto, 2009)

Filme: Meatball Machine ( Dir. Y. Yamaguchi & J. Yamamoto, 2005)

 

Datas e local: 3/09(18h-20h) , 4/09 e 5/09(17h30-20h) na Biblioteca Viriato Corrêa.

Inscrições gratuitas: oficinas@cinefantasy.com.br

 

CINEFANTASY INTERNATIONAL FANTASTIC FILM FESTIVAL

www.cinefantasy.com.br

Facebook: Cinefantasy SpFestival)

Twitter: @Cinefantas

Escrito por Marcelo Carrard às 17h13
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

23/08/2010


Sobre a Sessão Dark Side e A Origem.

Na ultima sexta feira fui na Sessão Dark Side esperando curioso o impacto do comentado curta do Dennison Ramalho: NINJAS,  elogiado pela Fangoria e aplaudido no Fantasia Fest do Canadá.  Achava q o Dennison estaria presente mas não retornou ainda dos EUA, bem q ele faz, o Brasil anda muito mal das pernas e dos braços mesmo em todos os sentidos. Dois sujeitos apresentaram a Sessão e descobri q foram os curadores dela., Entre outras barbaridades eles falaram q poucos curtas fantásticos eram produzidos atualmente e por isso selecionaram alguns d um total de vinte... ??????? Nos principais Festivais de Cinema Fantástico do Brasil: o FANTASPOA e o CINEFANTASY muito, mas muito mais do que vinte curtas foram inscritos... e depois um deles largou a seguinte pérola: "O Ninjas foi aplaudido em Festivais como o FANGORIA..." daí eu perdi a paciência e falei: "FANGORIA É UMA REVISTA". Acredito q um festival importante como o Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo deveria escolher melhor seus curadores, o curriculum deles... no mínimo lamentável.

Mas o NINJAS se revelou um aterrador filme curto com imagens absolutamente perturbadoras como a do Cristo em um delírio "Black Metal". O tema universal da culpa foi muito bem trabalhado no roteiro. A cena do Cristo me remeteu a THE DEVILS de KEN RUSSEL e as cenas de tortura extrema aos nossos queridos japas da linhagem de Takashi Miike. Em um determinado momento levamos um susto ferrado, de gelar o sangue... Muito foda o NINJAS, uma demonstração de talento e autoria q já deixam claro q o Dennison está pronto para dirigir seu primeiro longa.

E ontem eu e o Will fomos ver o sensacional: A ORIGEM. Surpreendente essa original ficção científica com grandes sequências e muitos efeitos mecânicos com cenários q giram. O tema surreal dos sonhos é trabalhado de maneira muito criativa em sua sobreposição de camadas narrativas. Muito melhor q MATRIX, q alguns compararam. MATRIX é um filme velho, chato e obsoleto ao lado dessa Obra Prima chamada: A ORIGEM.

Escrito por Marcelo Carrard às 16h08
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

Perfil

Meu perfil
BRASIL, Sudeste, SAO PAULO, CONSOLACAO, Homem, de 36 a 45 anos, English, Italian, Cinema e vídeo, Arte e cultura
Outro - mcarrard@uol.com.br

Histórico